Dados sobre o país

Geografia

Timor Leste situa-se no Arquipélago das Pequenas Ilhas Sonda (Nauatenggara), a 500 quilômetros ao norte da Austrália, a 9 graus de latitude sul e 125 de longitude leste, sendo banhado pelo Oceano Índico (Mar de Timor) ao sul e pelo Oceano Pacífico Mar de Banda) ao norte. Comparável em superfície ao Estado de Sergipe, Timor Leste, incluído o enclave de Oecussi, localizado a 70 km dentro de território indonésio, ocupa uma superfície de 24.300 km2. Seu cumprimento máximo é de 265 km, enquanto a largura máxima é de 92 km. A superfície é essencialmente montanhosa, condição em que muitas vezes atinge o litoral. O terreno, no interior, é geralmente seco e rochoso, com vegetação esparsa e algumas áreas de floresta tropical. A geografia é dominada pela Cadeia Ramelau, que alcança 3 mil metros em seu ponto culminante. O clima é tropical, com uma estação seca (novembro-abril) e outra chuvosa. A média anual de precipitações é de 1.500 mm. A temperatura média é de 24° centígrados, com umidade entre 70 e 80 porcento. A diferença horária em relação a Brasília é de + 10 horas.

 

População/ Composição/ Idiomas/ Religião.

Estima-se atualmente a população de Timor Leste em cerca de 600 mil habitantes, acreditando-se haver 110 mil refugiados timorenses em Timor Oeste. Haveria cerca de 80 mil timorenses vivendo na Austrália, em Portugal, Macau e na Indonésia. A composição étnica da população é heterogênea, com grupos de etnia tétum, mambai, gari e kemah, de origem papua, melanésia, malaia e filipina, além de 36 subgrupos étnico- linguísticos. Há 35 línguas nativas timorenses, das quais a mais falada é o tétum, com seus vários dialetos. O português é falado pela elite culta, pela população mais idosa e parcialmente pela juventude. O indonésio é falado pelos que se educaram em Timor Leste durante a ocupação, entre 1975 e 1999. O analfabetismo alcança 65% dos timorenses. A religião católica é a dominante em Timor Leste.

 

Economia

O PIB timorense foi de 343 milhões de dólares em 1997, com uma renda per capita ao redor de 200 dólares/ano. A economia timorense foi praticamente desfeita com a destruição levada a cabo pelos anteriores ocupantes do país. Baseava-se na agricultura, sobretudo do café, na pecuária, na pesca, no sândalo e no mármore, mas abrigava certa atividade urbana. O desemprego atualmente afeta alto percentual da mão-de-obra do país.